Adolescente e mulher desaparecem ao tentar atravessar rio em Ubatuba
Uma adolescente de 14 anos e uma mulher de 20 desapareceram após tentativa de atravessar o Rio Puruba, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, na tarde de terça-feira, 23. De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), as buscas ainda estão sendo realizadas na região. Pouco antes das 10h desta quarta-feira, 24, a corporação recebeu a informação via 193 de que um corpo foi encontrado na Praia do Léo. A perícia foi solicitada no local, assim como será feito o reconhecimento por familiares.
De acordo com o GBMar, no local mais próximo, o tio de uma das vítimas informou que as duas jovens, que se conhecem, foram atravessar o rio, quando ele percebeu ambas estavam sendo arrastadas pela correnteza que ia em direção ao mar. Logo, ele as perdeu de vista. A ocorrência foi registrada por volta das 13h30 da tarde de terça.
Nas informações preliminares, levantou-se a informação que as vítimas são de São Paulo (pelo DDD que passaram do telefone). A ocorrência permanece em andamento. Mais detalhes devem ser divulgados ao longo do dia.
Até a metade do mês, o Corpo de Bombeiros já tinha registrado 15 óbitos por afogamento, este ano, nas praias do litoral de São Paulo.
Dicas para evitar o risco de afogamento:
– Nade sempre perto de um guarda-vidas. Pergunte o melhor lugar para o banho de mar;
– Obedeça à sinalização de perigo; observe se há bandeira vermelha;
– Não superestime sua capacidade de nadar. Ideal é que a água não ultrapasse a altura do umbigo;
– Tenha atenção redobrada com as crianças;
– Nade longe das pedras, estacas ou píeres. Evite nado noturno;
– Certifique-se de que não há valas onde entrará na água;
– Evite ingerir bebida alcoólica antes do banho de mar;
– Cuidado ao tentar salvar alguém. Peça ajuda ao guarda-vidas;
– Afaste-se de animais marinhos, como águas-vivas;
– Se for arrastado, não nade contra a corrente. Mantenha a calma, tente boiar e peça ajuda fazendo sinais com os braços.
Leia Também: Namorado faz homenagem a motociclista que morreu no Nordeste