MundoÚltimas notícias

Coreia do Norte tenta colocar satélite de espionagem em órbita, mas fracassa pela segunda vez

A agência KCNA publicou que ‘os voos do primeiro e do segundo estágios do foguete transcorreram normalmente, mas o lançamento fracassou devido a um erro no terceiro estágio do voo’. Imagem de pessoas em Seul acompanhando notícia sobre lançamento foguete da Coreia do Norte, em 24 de agosto de 2023
Kim Hong-Ji/Reuters
A Coreia do Norte tentou lançar um satélite de espionagem no espaço nesta quinta-feira (24), mas o projeto deu errado, e os destroços caíram. Japão e a Coreia do Sul tinham identificado um lançamento de foguete, e depois disso a agência de informação estatal norte-coreana afirmou que foi a tentativa de lançamento do satélite.
Essa não é a primeira vez que os norte-coreanos tentam colocar um satélite no espaço: há três meses houve outro fracasso em uma tentativa de colocar um artefato simiar em órbita.
A agência KCNA publicou que “os voos do primeiro e do segundo estágios do foguete transcorreram normalmente, mas o lançamento fracassou devido a um erro no terceiro estágio do voo”. Há uma menção a um possível novo lançamento, em outubro.
Vizinhos identificaram lançamento
O Exército japonês havia detectado o lançamento de um “foguete espacial”.
Segundo a agência japonesa de notícias Kyodo, que citou fontes oficiais, o projétil sobrevoou o arquipélago japonês.
Na terça-feira, a Coreia do Norte tinha informado a guarda-costeira japonesa que entre 24 e 31 de agosto lançaria um satélite de espionagem.
O governo da Coreia do SUl disse que o lançamento seria um “ato ilegal” por violar as sanções da ONU, que proíbem Pyongyang de desenvolver mísseis balísticos, que compartilham tecnologia com os foguetes espaciais.
Kim Jong-un é fotografado examinando satélite espião que Coreia do Norte lançará em breve
Exercícios militares na região
A ação norte-coreana coincide com os exercícios militares conjuntos entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul, iniciados na segunda-feira, e que devem terminar em 31 de agosto.