Quem é Vivek Ramaswamy, o candidato à presidente dos EUA que desbancou os favoritos no primeiro debate
O pré-candidato republicano à presidência dos EUA, Vivek Ramaswamy, durante debate em 23 de agosto de 2023.
Morry Gash/ AP
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é o favorito do Partido Republicano na corrida eleitoral, mas trava uma forte disputa interna com o atual governador da Flórida, Ron de Santis.
Ainda assim, um novato e filho de imigrantes conseguiu desbancar esses dois principais nomes e se tornar o protagonista do primeiro debate dos candidatos republicanos à presidência dos EUA, realizado na noite de quarta-feira (24).
Com tiradas debochadas e um discurso que segue a cartilha da ultradireita, Vivek Ramaswamy, um empresário exótico e filho de imigrantes indianos, foi o vencedor do debate, na avaliação da imprensa norte-americana e de especialistas do país.
Trump optou por não ir ao debate por conta de uma audiência judicial nesta quinta-feira na Georgia. Esperava-se que os quatro processos aos quais o ex-presidente responde na Justiça fossem o ponto central do debate, mas os candidatos decidiram não tocar no tema.
Já De Santis, um ultraconservador que vem se apresentando como a grande alternativa a Trump dentro do partido, não conseguiu se manter como centro das atenções e acabou apagado, também na avaliação da imprensa dos EUA.
Ramaswamy aproveitou então o vácuo de protagonismo e conquistou os holofotes no debate, mesmo sem ter nenhum histórico na vida política e pouco até como eleitor. Ele revelou que não votou para presidente por 15 anos seguidos (nos EUA, o voto não é obrigatório).